As Núpcias de Cadmo e Harmonia


As Núpcias de Cadmo e Harmonia, de Roberto Calasso, foi de longe o melhor livro que li no ano passado. A obra funciona em diversos níveis, e é fundamental para quem gosta de mitologia grega. Os que sabem muito sobre o assunto serão surpreendidos e os que ainda não se aventuraram no tema terão a melhor introdução possível.
Calasso desembaraça o novelo de significados dos mitos habilidosamente. Apoiado numa incrível erudição que só será percebida pelos já iniciados, será preciso muita resistência para não se render ao encanto de sua prosa quase poética em busca das notas de rodapé que só aparecem de maneira elegante e discreta ao final do livro.
É impressionante como um tema já bastante repisado pode adquirir feições novas sob a direção de um intelectual radiante, em posse de um legado a ser transmitido. Num mundo em que muitos escrevem livros-ecos em que a única singularidade é o marketing do ego do autor, a obra de Calasso é um alívio que nos estimula a prosseguir na viagem pelas estantes em busca de livros verdadeiros.