Estudos Literários

Na Grécia surgiram as primeiras disciplinas que podemos incluir no conjunto dos estudos literários. No início associados ao ensino da leitura e da escrita, os estudos literários, atualmente, têm divisões, conflitos e pontos de vista que até extrapolam a literatura.

Até o século XVIII, retórica, poética e outras disciplinas geraram os conceitos que dominaram as reflexões dos estudiosos e acabaram por chegar no que hoje entendemos como teoria da literatura.

Literatura vem de litterae, que significa “letras”, apesar de ter surgido antes da escrita. Combinada com rituais, música e teatro, a chamada literatura oral já transmitia histórias como a Ilíada e a Odisseia por meio do trabalho dos rapsodos, os artistas que as declamavam diante do público. O uso do termo literatura só se estabeleceu a partir do século XIX.

A escrita surgiu na Suméria, onde os escribas, aqueles que sabiam ler e escrever, tinham muita importância social e eram bastante valorizados. Inventada para registrar a contabilidade comercial e os contratos, a escrita logo passou também a fixar essas histórias já antigas.

Para ajudar você que tem interesse nos estudos literários vou fazer uma série de posts sobre essas disciplinas surgidas na Grécia e, depois, sobre as diversas correntes da teoria da literatura. Fique ligado! Inscreva-se no blog para saber mais!