o espaço da narrativa
Enquanto na vida cotidiana o espaço onde as coisas acontecem muitas vezes é vazio de significado, na literatura ele não pode ser aleatório. Na ficção, o espaço é construído com o propósito de contribuir para os significados e efeitos da narrativa.
Como um templo sagrado, o espaço literário propicia a vivência metafórica do interior da personagem. É um espaço organizado, onde tudo tem propósito, um lugar especial que concentra e irradia significado.
Dentro do conceito de espaço no universo ficcional podemos elencar tudo aquilo que é percebido e que provoca respostas sensoriais. Além de suas paredes, que delimitam o exterior e o interior, esse espaço deve conter objetos, cores, cheiros, texturas e sons. Elementos de orquestração harmônica à narrativa, ou componentes que a ela se contraponham na clave da ironia.
A descrição sugestiva e curta é sempre preferível à minuciosa e longa, a menos que a última também seja um elemento de sentido para a história. O leitor precisa completar as intenções do autor, reconstruindo em sua mente as imagens oferecidas no texto.