poética

A primeira das disciplinas clássicas que elegeu a poesia como o seu campo específico de estudos foi a poética. A gramática e a retórica recorriam ao texto poético para referendar os princípios que desenvolviam. Mas, a poética, ligada a filosofia, fazia reflexões a partir da poesia, dela extraindo os conceitos da disciplina.

Antes de Aristóteles fazer sua tentativa de destacá-la da retórica, da qual só se separou em definitivo a partir da Idade Moderna, a disciplina se insinuou em Górgias, com sua “Defesa de Helena”. Já na “Poética” de Aristóteles surgiram ideias fundamentais dos estudos literários, válidas ainda hoje. Suas definições de Catarse, Mímesis e Verossimilhança são instrumentos indispensáveis à reflexão literária.

Diferentemente da retórica, a poética nunca foi relegada a uma condição pejorativa. Os românticos reformularam a elocutio retórica em termos de poética, ligando a disciplina à criação subjetiva e estendendo-a para além da poesia lírica, fazendo dela o núcleo dos estudos literários.